Texto de Apresentação

Em sua quinta edição, o Colóquio “Autores do Renascimento” alcança um patamar inédito e extraordinário, com a presença de dois importantes pesquisadores estrangeiros: de um lado, teremos a vinda do presidente da IANLS (International Association for Neo-Latin Studies), Prof. Marc Laureys, representando a mais importante entidade científica do mundo no campo de estudos de nosso grupo de pesquisa. De outro lado, receberemos o diretor do CEMR (Centre d'études sur le Moyen Âge et la Renaissance), da Universidade de Louvain, Prof. Mattia Cavagna, grande especialista em Historiografia Medieval, salientando o caráter temático do evento, que se apoiará, desta vez, em duas grandes áreas: a Historiografia e a História da Arte.

Portanto, assim como nas edições anteriores, o evento elegeu áreas temáticas que reforçam o vínculo dos Estudos Literários e da Tradução de Textos com as Ciências Humanas em geral e, particularmente, com disciplinas-irmãs que compartilham o conhecimento e a interpretação de textos renascentistas, reforçando uma colaboração mútua essencial. Também pretendemos consolidar a relação entre os Estudos Clássicos e a Literatura Latina do Renascimento.

Para tornar esse intercâmbio ainda mais efetivo, o colóquio terá um minicurso que contemplará a Historiografia desde a época clássica até a moderna, com aulas sobre a cultura da Grécia e de Roma na Antiguidade Clássica, passando pela Historiografia Medieval, para terminar na Historiografia Humanística da Renascença.

Assumindo tais diretrizes, o evento está aberto a propostas de comunicações que tratem de: 1) temas de História ou Historiografia em geral, preferencialmente em seu vínculo com o Renascimento; 2) temas de História da Arte, sobretudo aqueles relacionados à Renascença; 3) textos latinos do Renascimento em geral, seja de prosa ou de poesia, influências e recepção.

O colóquio, promovido pelo grupo de pesquisa “República das Letras – Estudo de Textos Renascentistas em Latim”, será realizado de 20 a 23 de setembro de 2021, na USP. A Comissão Científica é composta pelos professores Breno Battistin Sebastiani (USP), Elaine Cristine Sartorelli (USP), Fabrina Magalhães Pinto (UFF) e Ricardo da Cunha Lima (USP).

​​​​​​​