Colóquio “Michel de Montaigne e a Antiguidade Clássica”

LEIA ABAIXO AS INFORMAÇÕES SOBRE O COLÓQUIO,

REALIZADO EM 14/10/2021

ENTRE DIRETAMENTE NA PÁGINA DO EVENTO CLICANDO AQUI

Promoção: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas

Grupo de Pesquisa República das Letras – Estudo de Textos Renascentistas em Latim

Título: Colóquio “Michel de Montaigne e a Antiguidade Clássica”

Data e horário: 14 de outubro de 2021, quinta-feira, das 9 às 12:00

Forma: à distância

Justificativa: O evento visa a comentar a importância da Antiguidade clássica na obra de Michel de Montaigne (1533-1592). Herdeiro dos modelos antigos greco-romanos, esse “primeiro sujeito moderno” incorporou e reciclou influências e modelos, criando, a partir dos gêneros literários da Antiguidade, o “ensaio”, essa nova forma de expressão. Na forma das conferências apresentadas, este colóquio apresentará Montaigne como aquele que reivindica o latim como sua língua nativa; como aquele que, a partir do diálogo filosófico socrático, concebeu uma nova forma de autoquestionamento com suas “tentativas” (essais) de conhecimento; e como herdeiro e interlocutor de Sêneca, o filósofo moral romano. Língua, literatura e filosofia se unem, pois, neste autor plural, que nos propõe uma abordagem múltipla, levando em conta os múltiplos aspectos da intertextualidade, no âmbito da Recepção dos Clássicos.

Público-alvo: interessados em geral.

Organização: Profa. Dra. Elaine C. Sartorelli, PPGLC, FFLCH

Profa. Danielle Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa: (clique ao lado para baixar a programação em PDF) Programação Colóquio Montaigne

9:00 – Abertura

9:15 – Montaigne e a língua latina – Profa. Dra. Elaine C. Sartorelli, PPGLC, DLCV, FFLCH, USP

10:00 – O ensaio como gênero e método filosófico em Montaigne – Profa. Dra. Danielle Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

10:45 – As ambivalências da curiosidade em Montaigne, leitor de Sêneca – Profa. Dra. Maria Cristina Theobaldo, Universidade Federal do Mato Grosso

Objetivo – Apresentar ao público brasileiro o autor quinhentista Michel de Montaigne, contextualizando sua obra em relação aos modelos da Antiguidade clássica. Este evento, portanto, inscreve-se perfeitamente no Projeto de Pesquisa “A Recepção dos Clássicos no Renascimento”, dialogando com as investigações realizadas sob o abrigo do Grupo de Pesquisa “República das Letras – Estudo de Textos Renascentistas em Latim”, inserindo-se ainda na Linha de Pesquisa “A Recepção da Antiguidade greco-latina”.